Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

ARBORICULTURA

Os produtores de árvores europeus terão protocolos unificados de poda, ancoragem ou plantio

Associações de vários países estão trabalhando na elaboração de manuais com o objetivo de integrá-los às especificações.

24/12/2021 Autor: GuíaVerde

Profissionais da arboricultura de vários países europeus estão a trabalhar em conjunto na criação de vários protocolos de trabalho com o objectivo de uniformizar as tarefas de poda, plantação e ancoragem. Esta iniciativa é promovida pelo Conselho Europeu de Arboricultura (EAC) , federação da qual fazem parte as associações de Espanha - representada pela Associação Arborícola Espanhola (AEA) -, Bélgica, Croácia, República Checa, Alemanha, Itália, Letónia. Lituânia, Holanda, Polônia e Eslovênia. Atualmente, as entidades de cada país estão solicitando a opinião dos profissionais sobre a redação do documento âncora.

O representante da Espanha neste projeto é o reconhecido especialista em arboricultura Gerard Passola , que explica ao GuíaVerde que estas futuras normas europeias se destinam a facilitar a "fiscalização do trabalho, revisões e protocolar" as práticas dos profissionais.

Da mesma forma, pretende-se que esses manuais acabem sendo incluídos no caderno de encargos para que as empresas que assumirem funções nos municípios os sigam obrigatoriamente. Da mesma forma, Passola diz que não se trata de documentação que se aprofunde em questões de biologia, pelo contrário, serão livros de instrução muito simples para facilitar a aplicação por qualquer técnico , independentemente do seu nível de formação.

Os profissionais estão se baseando na literatura existente em diferentes países, tentando torná-la comum a todos e atualizando-a sob uma nova perspectiva que passa pela promoção de uma infraestrutura verde que gere benefícios para os cidadãos e que terá também como efeito secundário a redução dos custos da manutenção de prefeituras.

Atualmente, está sendo trabalhado o protocolo de ancoragem que será acompanhado por um aplicativo móvel que facilitará o seu monitoramento por profissionais. Além do documento sobre poda e plantio, futuramente abordará também as práticas de fiscalização de árvores, proteção de árvores em obras e sistemas de avaliação de árvores.