Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Allamanda cathartica

Nome comun: Alamanda, Flor-de-manteiga

Tipo:Planta de interior

Viveiros produtores e comerciantes de Allamanda cathartica:Vivero las Fresas, Viveros Bermejo, Viveros Guzmán

Descrição:

O jasmim cubano ( Allamanda cathartica ) é um arbusto pertencente à família Apocynaceae. É um arbusto que pode atingir 2 ou 3 metros de altura. Às vezes, pode atuar como escalador, gerando grandes galhos que ficam presos em cercas ou outras estruturas.

Suas folhas, com até 15 cm de comprimento, são espiraladas e oblanceoladas, podendo chegar a 5 cm de largura. Esta espécie gera uma inflorescência amarela e uma corola tubular ou em forma de sino com sépalas ovadas e foliáceas que podem ter 5 a 10 mm de comprimento. Floresce durante o verão e produz um fruto elipsóide de até 7 cm com sementes achatadas de cor escura.

Uma de suas características é que todas as partes da planta contêm um látex branco rico em uma infinidade de componentes ativos como triterpenos esterificados, plumericina, isoplumicina, entre outros.

Cultura:

Originária da América do Sul, naturalizada e amplamente cultivada em outras partes do mundo, é uma planta muito vigorosa e de fácil cultivo.

É uma planta que cresce a pleno sol, influenciando na floração, quanto mais sol e melhores condições, mais agradecida será a floração, que no verão será espetacular.

Cresce em solos profundos, drenados e com elevada presença de matéria orgânica, por isso faremos aportes de adubos de compostagem quando a plantarmos e, posteriormente, anualmente faremos 1 ou 2 aplicações na primavera e/ou outono.

A irrigação deve ser regular, mas evitando poças. Durante o verão teremos que aumentar a frequência dependendo da secura do substrato. Devemos sempre garantir uma drenagem adequada para evitar que as raízes apodreçam. É necessário regar com água que não seja calcária, pelo que nas zonas próximas da bacia mediterrânica devemos regar com água sem cal, podendo utilizar a água da chuva.

Não tolera geadas, por isso teremos que plantá-lo em áreas protegidas. A nível profissional, geralmente é cultivado em estufa. Os galhos são muito vigorosos, mas frágeis, por isso muitas vezes é necessário apoiá-los para que cresçam adequadamente sem risco de quebra.

Multiplicação:

Pode ser propagado por germinação de sementes na primavera, ou por corte de gemas apicais ou camadas.

Formulários:

uso ornamental. Também tem uso industrial para o látex e outros elementos gerados por esta espécie. A sua floração é espectacular, podendo funcionar como trepadeira, como sebe ou como exemplar isolado.

Características

Exposição plena ao SolPrecisa de rega moderadaTolerancia máxima ao frio: +0ºCMês de floração: V-IX