Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Expojardim, Frutitec e Iberopragas, Fruticultura e jardinagem florescem em 2018 com edições renovadas

O melhor da fruticultura regressa à Exposalão este 2018, com uma edição mais das feiras FRUTITEC/HORTITEC e EXPOJARDIM, que se celebrará de 9 a 11 de Março

06/02/2018 Autor: Guiaverde.com

 

Um ano mais, o Centro de Exposições da Batalha reúne estes importantes setores cujo notável crescimento nos últimos anos traduziu-se numa importante mais valia na economia do país luso.

 

No caso da floricultura, trata-se de um setor caracterizado por uma dinâmica de crescimento: em 2016, apresentou um volume de negócio anual de 457 milhões de euros, com um valor de exportações de aproximadamente 73 milhões de euros.

O jardim assume, hoje em dia, uma mais valia de modernidade que não tinha no passado. Um dos exemplos mais reais são os jardins e espaços verdes nos lugares públicos.

Cada vez mais certas administrações locais tomam a consciência de que os espaços verdes são a nossa carta de apresentação tanto para o turismo como para os habitantes. É notável a  evolução e investimento na urbanização em algumas localidades. Algo semelhante passa nas vivendas onde, de momento, se presta muito mais atenção ao paisagismo (ou seja, ao seu desenho e decoração), pelo menos comparado com algumas décadas atrás.

EXPOJARDIM celebra a sua 20ª edição este 2018, confirmando o seu crescente sucesso  em cada edição, na qual apresenta ano após ano todas as tendências do setor da jardinagem. A feira, uma exibição de plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas, equipamento, máquinas e acessórios para jardinagem, apostou por uma evolução crescente e destaca por ser cenário de novidades e um espaço privilegiado de contacto entre expositores e um vasto público profissional que visita a feira, num ambiente que respira desafios e oportunidades de negócio constantes.

 

O crescimento da fruticultura e da horticultura

A fruticultura e horticultura foram cenário de um importante crescimento nos últimos anos nos quais as exportações ascenderam notavelmente. Em 2014 se alcançaram os mil milhões de euros, umas cifras que se foram superando nos anos posteriores. De facto, calcula-se que em 2020 se possa alcançar os 2.000 milhões de euros em exportações.

A tecnologia, sem dúvida, teve muita influência nisso, optimizando cada umas das fases de produção (a rega, a conservação da fruta, a biotecnologia, a robótica…), algo que foi determinante nas empresas à hora de criar novas vantagens competitivas.

É neste contexto em que nasce a 6ª edição da FRUITITEC/HORTITEC, o salão profissional de máquinas, equipamento, productos e tecnologia para a fruticultura e horticultura. Esta feira destaca pela forte presença de mecanização agrária e apresenta também as mais recentes novidades na inovação e tecnologia para a hortofruticultura, que permitem aos profissionais do setor aumentar e reduzir custos.

Por último, e em paralelo às duas feiras mencionadas, estará a decorrer a feira IBEROPRAGAS, que na sua 4ª edição, fortalece a oferta dos grandes exibidores que poderemos visitar no Centro de Exposições da Batalha de 9 a 11 de Março. Trata-se de uma feira que aborda o controle de pragas desde uma perspectiva eclética, trazendo as últimas tecnologias e produtos para o controle de pragas tanto a nível urbano como agrícola, um setor que cada ano ganha maior importância e que pode abordar-se desde múltiplos pontos de vista, sempre com a vista posta na segurança e no controle de material vegetal, tanto no âmbito agrícola como no ornamental.

As três feiras compõem uma exibição de visita obrigatória no país luso, momento no qual apresentaram  as suas novidades mais de duas dúzias de expositores e na qual se espera a visita de mais de 20.000 profissionais do setor.