Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Entrevista com Enrique Arias, Presidente da feira OPF México by IPM

Com ele quisemos saber um pouco mais sobre o presente e o futuro do setor de horticultura ornamental mexicano e as expectativas para a nova edição da feira OPF

08/08/2019 Autor: GuíaVerde / OPF

Ornamental Plants & Flowers realizará sua décima edição, de 18 a 20 de setembro com duas importantes novidades. Por um lado, mudar o local do evento para a capital mexicana e, por outro, contará com o apoio do IPM, a principal feira internacional do setor da planta ornamental.

Enrique Arias Velazco realiza este trabalho à frente da OPF com a direção de JMT Consultores, uma empresa privada especializada no desenvolvimento de projetos estratégicos de promoção comercial no setor agrícola do México. Com ele quisemos saber um pouco mais sobre o presente e o futuro do setor de horticultura ornamental mexicano e as expectativas para a nova edição da feira OPF.

 

Quais são as vantagens estratégicas oferece a nova localização de OPF em CDMX?

Há quatro razões para que a Cidade do México é uma base estratégica para OPF:

  • A maioria dos sites de produção de plantas mexicanas se encontram nas regiões circundantes, até um máximo de três horas de carro.
  • É o centro financeiro mais importante do México
  • É a praça com maior consumo de flores e plantas ornamentais
  • É o ponto de distribuição mais importante do país. A partir da Central de Abastecimento, o Mercado de Jamaica e Xochimilco, flores e plantas são enviados ao restante dos estados.

Em que se traduz o acordo a que chegou OPF com a feira alemã IPM?

A realização de OPF em parceria com o IPM, a Alemanha se traduz em três importantes benefícios:

  1. No fortalecimento da cadeia de produção de plantas ornamentais no México através da especialização e uso de novas tecnologias.
  2. Em ser a porta de entrada para a reconhecida indústria mexicana verde
  3. E incentivar as atividades periféricas como o paisagismo, jardinagem, a florista e o empreendedorismo.

Quais são as novidades apresentadas cada uma das 4 áreas de exposição (Plantas e Flores,Tecnologia e Inovação, Florista e Decoração, Jardinagem e Paisagismo) de face a esta nova edição?

Ornamental Plants & Flowers México by IPM, contará com um ciclo de workshops e palestras com foco em:

OPF Horti-Inovação: Tecnologia para melhores práticas em produção, exportação e marketing.

Seminário de Cidades Verdes: Dirigido a profissionais do setor, envolvidos em paisagismo, paisagem urbana, parques, jardins e edifícios públicos.

Oficina de Bonsai: em que através de mostras simultâneas, os participantes poderão ver os artistas mais importantes do mundo que trabalham com esta técnica milenar, como são: Taiga Urushibata (Japão), Marc Noelanders (Bélgica) e Suthin Sukosolvisit (Estados Unidos).

Criação Master: Sete condecorados especialistas em design floral (dos melhores designers do mundo), elaboram, em tempo real, composições florais artísticas, em que destacou seu polida e preciosa técnica, as cores e a estrutura.

ou Gregor Lersch (Alemanha)

ou Kike León (Espanha)

ou Daniela Pighetti (Itália)

ou Robert Milkovwki (Polónia)

ou Oscar Villela (México)

ou Quadro Sandoval (México)

ou Macário Amador (México)

Além de se realizar a Primeira Copa brasileira de Arte Floral (CMAF 2019), a qual será avaliada por Florint.org, pertencente à Federação Europeia de Associações de Floristas Profissionais (FEUPF) que foi fundada em 1956, em Estrasburgo, e que é a autoridade máxima em design floral em todo o mundo.

Quais são as previsões de assistência para OPR 2019? Que tipo de profissionais visitarão a feira?

Espera-Se a visita de mais de dezoito mil pessoas, entre produtores de plantas e flores, floristas, urbanistas, paisagistas, arquitetos, lojas de conveniência, hotéis e público em geral que tenha interesse para o setor.

É muito importante mencionar que OPF reunirá compradores dos Estados Unidos e Canadá, que terão encontros de negócios com os expositores.

Quanto aos expositores, qual é o seu perfil? O que buscam com a sua participação em OPF?

Este evento agrupará especialistas em produção de plantas de contêiner, de flor e folhagem, fornecedores de diversos insumos para fertilizantes, adubação, controle de pragas e doenças, etc.

No total, haverá 7.500 espécies e variedades de plantas, em exposição e participarão produtores dos estados de Morelos, Cidade de México, Jalisco, Estado de Veracruz, México, Querétaro, Michoacán, Colima, México, monterrey e Puebla.

Em sua opinião, o que você acha que contribui para um encontro profissional como OPR ao setor verde no México? Como tem impulsionado o crescimento do setor ornamental nos últimos anos?

O México tem um grande potencial para se transformar em um dos exportadores mais importantes a nível global, e para conseguir isso, é necessário dotar os produtores de conhecimentos especializados, tanto na produção, projeto e padrões de qualidade que satisfaçam as necessidades de mercados internacionais; por esta razão o objetivo de OPF é criar conexões de negócios e ampliar esse conhecimento.

O México é o terceiro país em extensão, semeada de flores e plantas ornamentais. Quais são as vantagens de investir no país para as empresas do setor de horticultura ornamental?

O México tem uma longa tradição na produção de flores e plantas ornamentais, isso é um aspecto muito importante, já que podem encontrar parceiros de negócios com uma grande experiência; produtos que gozam de reconhecimento internacional pela sua qualidade e beleza, uma terra e clima propício para o cultivo bem-sucedido. Mas, além disso, a indústria florícola mexicana tem mais pontos a favor:

  • A proximidade do México para os Estados Unidos como um dos mercados de consumo mais grandes para produtos ornamentais e florícolas
  • México é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina.
  • A União Europeia e o México têm fornecido os trâmites de alfândega dentro do quadro de um acordo de livre comércio

Tudo isso faz do México, um atraente destino de investimento na indústria verde.

Por último, e também em relação à produção no México, quais são os principais estados produtores? Quais países exportam?

Na indústria ornamental no Estado do México, Morelos, Puebla e Cidade do México, encabeçam a 70% da produção que gera dez mil setecentos e vinte milhões de pesos no consumo interno de flores e plantas.

10% da produção é utilizado para exportação, a qual gera setenta e sete milhões de dólares. Os principais destinos são os E. U. A, com 96.7% e a Canadá 3.3%.

 Para mais informações sobre a feira OPF México: opfexpo.com/