Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

CORTEVA

Corteva Agriscience e Fademur apresentam a segunda edição do Programa TalentA para empoderar mulheres rurais

Após o sucesso da primeira edição, o programa foi exportado para outros países europeus e apresentado no Parlamento Europeu como exemplo de boas práticas

16/10/2020 Autor: Corteva

 Coincidindo com o Dia Internacional da Mulher Rural, a Corteva Agriscience, empresa agrícola líder em tecnologia aplicada a sementes, proteção de culturas e agricultura digital, e a Fademur (Federação das Associações de Mulheres Rurais da Espanha), apresentaram a segunda edição do TalentA, o programa de capacitação e treinamento para mulheres rurais.

É uma iniciativa pioneira de formação e financiamento para mulheres empresárias rurais que atuam em projetos no setor agroalimentar. Um programa que visa destacar o papel fundamental que as mulheres rurais desempenham no setor e apoiá-las no desenvolvimento de seus projetos.

Primeira edição, um grande sucesso
Na sua primeira edição em 2019, ambas as entidades receberam 55 candidaturas dentro dos critérios de seleção estabelecidos, dos quais foram finalmente selecionados três projetos: O Pastando com Lobos (Zamora), promove o bem-estar animal e a alimentação saudável do gado no nosso território. Trigo y Limpio, pretende regressar às origens e tradição no fabrico de pão através da utilização de variedades autóctones de trigo e Flor Galana, um projecto centrado no cultivo, processamento e comercialização de autênticos grãos asturianos.

Os três vencedores beneficiaram do serviço de transporte do empresário rural RURALTIVIDADE da Fademur, que inclui programas de formação em diferentes áreas de negócio e assessoria empresarial contínua ao longo do ano, bem como uma campanha de divulgação e visibilidade junto dos associados, instituições, meios de comunicação de comunicação e redes sociais. A vencedora recebeu um prêmio de € 5.000 para promover seu projeto.

Manuel Melgarejo, Presidente da Corteva Agriscience para Espanha e Portugal, comentou: “Estamos muito orgulhosos pela recepção que a TalentA tem tido e por continuar a mostrar o nosso apoio nesta segunda edição. Depois do sucesso que teve em Espanha, o programa ultrapassou fronteiras e já se encontra em curso noutros países europeus, como a Ucrânia ou a Roménia, para além de ter sido apresentado ao Parlamento Europeu. A Corteva aposta na inovação e no futuro do campo, e uma das peças-chave para garantir esse futuro é promover a visibilidade e apoiar as mulheres rurais para que possam arrancar nos seus projectos ”.

Uma aliança fundamental para um objetivo comum
A segunda edição da TalentA foi apresentada hoje durante evento organizado pela Fademur no Dia Internacional da Mulher Rural. Encontro em que participaram mais de 700 mulheres de diversos países com o objetivo de analisar e discutir o papel da mulher rural na Espanha e o avanço normativo e de liderança em gênero na UE.


Entre elas, Clara Serrano, líder da unidade de negócios do Sul da Europa em Corteva, participou em uma das mesas redondas sobre o empoderamento e manutenção da mulher na atividade econômica no meio rural. O evento contou ainda com a presença de Pedro Sánchez, Presidente do Governo da Espanha, Luis Planas Puchades, Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, Isabel Bombal, Diretora Geral de Desenvolvimento Rural, Inovação e Política Florestal, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura de Portugal e Irene Montero, Ministra da Igualdade, entre outras instituições relevantes.

Teresa López, presidente da Fademur, destacou: “O TalentA é um importante apoio para as mulheres que se desenvolvem no meio rural em termos de visibilidade, formação e financiamento. Tenho o orgulho de repetir esta iniciativa da Corteva pelo segundo ano e estamos ansiosos para ver os novos projetos dos candidatos para esta edição ”.

Mulheres e projetos inovadores são procurados
Para fazer parte desta segunda edição, os interessados ​​podem agora apresentar a sua candidatura através do site www.programatalenta.es ou pelo email [email protected], de 1 de novembro a 31 de janeiro. No sítio do programa encontra toda a informação, bem como todos os anexos para download para apresentação das candidaturas.

Podem ser apresentadas empresárias rurais com projetos na área agrícola e agroalimentar que se encontram em meio rural e que tenham desenvolvido um projeto em território nacional.

Ao final do período de inscrições, especialistas de ambas as entidades trabalharão na seleção dos projetos vencedores, que se baseará em critérios como inovação, combate ao despovoamento, impacto e sustentabilidade, empoderamento econômico e possibilidade de replicação. do negócio. Três projetos finalistas serão selecionados a partir das indicações recebidas.

Os vencedores serão anunciados em 8 de março de 2021.