Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

SEMPERGREEN

Coberturas vegetais são atuais em nosso país

Entrevista com Toni Amich, Diretor Comercial da Sempergreen Iberica, especialista na produção de grama Sedum para coberturas de jardim

02/05/2024 Autor: Sempergreen

A sua implementação deixou de ser uma curiosidade para se tornar uma realidade cada vez mais presente nos telhados das cidades.

Hoje falamos com Toni Amich , especialista em coberturas verdes e Diretor Comercial da Sempergreen Iberica , filial no nosso mercado da Sempergreen, empresa holandesa que detém o título de maior produtora mundial de sedum sod para coberturas verdes extensivas.

Há muitos anos que falamos de coberturas verdes, dos seus conhecidos benefícios e das suas possibilidades, mas qual é atualmente a real implementação nas nossas cidades. Existe uma procura que se materializa na construção de coberturas ou ainda estamos a planear o futuro? ?

A verdade é que existe uma procura muito forte e podemos afirmar que o futuro chegou há alguns anos.
Atualmente já existem muitos telhados verdes planejados e executados. Telhados de 5.000 m2 ou 10.000 m2 já são uma realidade em Espanha. O maior mercado é, sem dúvida, o de habitação residencial unifamiliar e de edifícios públicos. A administração aposta na construção sustentável, assim como em jovens arquitetos e incorporadores que buscam agregar qualidade extra às suas construções. Na verdade, o mercado começou a mudar há cerca de 5 anos e embora hoje ainda estejamos muito longe dos números de outros países europeus, podemos afirmar que os metros de telhados verdes instalados em Espanha duplicam ano após ano.

O que um arquiteto ou incorporador procura quando decide incluir uma cobertura extensa em seu projeto?

Embora possa não parecer, o impacto mais importante que uma cobertura verde tem num edifício novo ou numa renovação é a nível energético. A implantação de telhados verdes em todo o mundo se deve a razões de isolamento térmico e, consequentemente, de economia de energia. Depois, claro, há também razões para reduzir o impacto visual e a integração na paisagem, mas sem dúvida o seu impacto mais evidente é a sua capacidade como isolante térmico. Outro factor a ter em conta, e que não é negligenciável, é o crescente interesse das empresas em implementar medidas ecológicas e sustentáveis nos seus edifícios para associarem valores ‘ecofriendly’ à sua marca.

As coberturas verdes também prolongam a vida útil da impermeabilização e do isolamento acústico, proporcionam ao edifício um espaço ideal para a produção de energia renovável e promovem a biodiversidade em ambientes urbanos, criando refúgios para insetos polinizadores.

Ao nível da construção, como se concebe uma cobertura verde, que materiais devemos utilizar e qual o perfil das empresas instaladoras?

Atualmente, existem inúmeros fabricantes no mercado que oferecem produtos exclusivamente para coberturas verdes. Podemos encontrar desde drenagem horizontal com retenção de água, até geotêxteis separadores, lâminas anti-raízes ou mesmo lã mineral que substitui a camada de substrato para fazer coberturas muito leves. São muitas as possibilidades que se adaptam a qualquer tipo de cobertura, seja invertida, inclinada ou leve. A informação está ao alcance de qualquer pessoa e o surgimento de grandes marcas de fabricantes de materiais também reduziu bastante os custos. Isso não exclui que antes de instalar um telhado você deva consultar um arquiteto e procurar a ajuda de um instalador profissional.

Por fim, qual é o papel que a Sempergreen desempenha? O que ela oferece aos seus clientes?

Na Sempergreen, somos viveiristas de coração. Há mais de 25 anos que promovemos a instalação de coberturas verdes. Nossa função é cultivar e fornecer grama sedum aos nossos clientes, principalmente jardineiros, que confeccionam as coberturas. No nosso viveiro de Cambrils, em Tarragona, produzimos relva pré-cultivada com mais de 12 variedades de sedum selecionadas pela sua resistência, variedade cromática e uma das suas principais virtudes, as baixas necessidades hídricas que fazem do sedum um excelente substituto da erva, por jardins. baixa manutenção e economia de irrigação.
Basicamente nosso objetivo é entregar um gramado da mais alta qualidade e adaptado às nossas condições climáticas. Por isso temos viveiros em todo o mundo, para oferecer sempre um produto local.

Como você vê o futuro?
Com muito otimismo.
Atualmente somos parceiros do projeto europeu

O seu objetivo é promover estratégias colaborativas para a gestão, manutenção, monitorização do impacto e avaliação de infraestruturas verdes urbanas baseadas na natureza, SBN, especialmente no que diz respeito às coberturas vegetais no clima mediterrânico.
Através de oito testes piloto representativos, incluindo a instalação de telhados verdes com sedum sod da Sempergreen, o BIG4LIFE melhorará a vida útil dos sistemas BIG, a sua sustentabilidade a longo prazo e a prestação de serviços ecossistémicos nas cidades mediterrânicas.

Não há outra opção senão apostar que o nosso futuro será verde. A nossa saúde e a das nossas cidades depende em grande parte da nossa capacidade de reintroduzir a natureza em espaços altamente urbanizados, onde não há lugar para o verde, exceto nos telhados. O mais importante é que tenhamos o conhecimento e a experiência para o fazer e também a vontade e a obrigação moral para com as gerações futuras. Nosso futuro e o seu dependem disso.