Plataforma profissional. Portal e Directório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Industria Auxiliar.

O cazaquistão e o Uzbequistão, próximas visitas em missão comercial de AGRAGEX

De 10 a 14 de junho, a Associação realizará reuniões nas cidades de Almaty e Tashkent com distribuidores e importadores locais e visitará a feira AgroExpo Uzbequistão10/06/2019Setor: Organizações e outrosAutor: Agragex

A Associação Portuguesa de produtores-Exportadores de Máquinas Agrícolas e seus Componentes (AGRAGEX) organizou uma missão comercial para o Uzbequistão e o Cazaquistão do 10 ao dia 14 de junho com a participação de representantes de onze empresas espanholas, a grande maioria associadas.

 

Em concreto, a delegação é formada por empresas RAESA, Vyrsa, Solplast, Prado Silos, ITC, Comercial J. Huete, Serrat Trituradoras, RKD Irrigação, Novagric, Altuna Irmãos e Jympa.

 

O principal objetivo do AGRAGEX com esta ação comercial é que as empresas participantes da atividade para se reunirem com importadores e distribuidores locais para dar a conhecer a oferta espanhola; em suma, a finalidade é estabelecer relações e alcançar potenciais parceiros comerciais.

 

Durante os cinco dias que durar a missão, os empresários espanhóis participantes da atividade se reunirão com importadores e distribuidores locais em uma intensa agenda que irá arrancar em Almaty (Cazaquistão) nos dias 10 e 11, e que continuará, de 12 a 14 em Tashkent (Usbequistão). Nesta cidade, visitarão a feira AgroExpo Uzbequistão, onde a Associação destina-se a conhecer em primeira mão os produtos que se exigem neste país, com a intenção de poder expor em ocasiões futuras e adiantar-se a outros países concorrentes.

 

"No caso do Uzbequistão, vemos um interesse especial pelo cultivo em estufa com o fim de abastecer seus produtos ao mercado russo e poder aproveitar o veto russo às exportações europeias e, em particular, a proveniente da Turquia", aponta a técnica de comércio exterior da Associação, Olatz Teorema.

 

"Além disso, ambos os países estão conscientes de sua escassez de recursos hídricos e de sua necessidade de implementar tecnologias de irrigação. O cazaquistão, por exemplo, planeja investir cerca de 2.000 milhões de dólares para implantar sistemas de irrigação, tanques de água e poços".

 

Novagric é uma das empresas espanholas que acompanharão a AGRAGEX nesta viagem. "A nossa participação na missão comercial faz parte da estratégia internacional da empresa de apresentar a nossa gama de produtos (estufas, sistemas de irrigação, controle de clima, etc.) nestes dois mercados que estão vivendo um grande momento econômico, especialmente no setor agrícola", diz Samuel Banon, do departamento de exportação da empresa murciana. "Em Novagric queremos estar presentes em todos os países em que se procura uma agricultura mais tecnológica e produtiva. Nós acreditamos que o serviço completo que oferece Novagric em instalações para a agricultura intensiva pode satisfazer as necessidades destes dois mercados com grande potencial".

 

Dois mercados interessantes para o exportador português

 

Cazaquistão é atualmente a maior economia da Ásia Central. Conta com uma população de 18,5 milhões de habitantes em uma extensão de território de 2.750.000 km2, dos quais 846.000 km2 estão dedicados à agricultura.

 

Por sua parte, o governo do Uzbequistão, por sua vez, adotou e começou a aplicar a estratégia de desenvolvimento 2017-2021 do país, que descreveu suas prioridades políticas, econômicas e sociais, incluindo as medidas para liberalizar a economia. Em 2018, se liberalizou o mercado de forex, o principal obstáculo comercial do Uzbequistão. Atualmente, os particulares e as empresas são livres de comprar e vender moeda estrangeira. Também foi eliminada a necessidade de visto para entrar no país a partir de Portugal.

 

"Ambos os mercados são interessantes para a empresa espanhola. Nos dois casos, o cultivo não está tecnificado, é uma agricultura tradicional extensiva, onde tem muita importância o trigo, o milho, o algodão e os legumes, e muito sensível ao preço", aponta Olatz Teorema.