Plataforma profissional. Portal e Diretório Impresso de Empresas, Produtos e Serviços de Horticultura, Bricojardinagem e a sua Indústria Auxiliar.

Como as plantas que atraem os "millennials"

Os millennials, que são digitais e apostam na sustentabilidade, constituem tanto uma oportunidade como um desafio para as empresas varejistas do setor verde

23/08/2019 Autor: GuíaVerde

Cada vez mais as floristerías e gardens tentam seduzir um público mais jovem, à procura de novas formas de vender e adaptadas às novas tecnologias e aproveitando a tendência "eco-friendly".

Os millennials, também conhecidos como geração y, são alguns dos principais atores da era digital, além de alguns "caçadores de tendências" natos, para o que é essencial comprar com cliques, bem como dar-lhe um toque de verde seus citadinos vidas.

Não existe consenso em relação às datas de início e fim desta geração, mas os demógrafos e pesquisadores costumam usar os primeiros anos da década de 80, como início e de meados da década de 90, como anos de conclusão do nascimento. Independentemente dos anos exatos, constituem a última geração em nascer no mundo "não-digital", por isso, mesmo que o seu dia-a-dia é marcado por novas tecnologias e se comunicam basicamente através da Internet, guardam uma certa relação de nostalgia com o análogico e mais tradicional.

Além de sua idade exata, os millennials são uma geração muito atraente para empresas de qualquer setor, já que, em alguns anos, constituem a maior parte da população mundial ativa e, portanto, são fundamentais para o consumo.

De acordo com um estudo da consultora Deloitte, entre outras qualidades, são comprometidos e digitais. E muitos deles se identificam com valores como a sustentabilidade. Desfrutar, aprender e viver novas experiências são alguns dos mecanismos de sua motivação.

Os produtos verdes vinculados ao Km 0 ganham adeptos

Para alguns millennials, a sustentabilidade e o "mundo verde", mais do que uma simples moda, é o seu estilo de vida. De fato, para a expansão deste fenômeno que move massas, a mudança de mentalidade para o sustentável e suas ações mais respeitosas com o meio ambiente, estão sendo chave.

Não são poucos os pertencentes a esta geração que tem um perfil de consumidor ecologista e que inclui as plantas em seu carrinho de compras habitual. Em muitos casos, opte por produtos de proximidade que se dirigem a floristerías de bairro e outros negócios locais, tentando minimizar a pegada de carbono de suas compras.

Esta geração enfrenta um "problema habitacional", que em um grande número de vezes, desencadeia a falta de espaço, já que um grande número de jovens compartilham a casa ou alugam casas pequenas. Por isso, podem se sentir mais atraídos por variedades que, além de decorar, são úteis para algo mais, como é o caso de plantas aromáticas e culinárias ou de algumas plantas com propriedades medicinais.

Apesar disso, são considerados inexperientes no cuidado das plantas, o que oferece uma magnífica oportunidade para floristerías e gardens de oferecer experiências relacionadas com o mundo eco e gerar conteúdos que os atraiam e consigam fidelizarles como potenciais clientes. Realizar comprimidos de vídeo educativas sobre plantas e com dicas ecológicos, organizar oficinas de formação em semear a semente da paixão pelo verde, são apenas algumas opções.

Mas, onde conquistarles com flores?

Além de ter em geral uma mentalidade ecológica que suas gerações anteriores, os millennials se informam e fazem pesquisas na Internet e usam redes sociais regularmente para procurar opiniões de produtos e compartilhar suas próprias experiências de compra. Não há dúvida de que vivem hiperconectados e têm um perfil altamente digital. Por isso e, para poder chegar a eles, cada vez mais organizações do setor verde (floristerías, gardens, associações, viveiros, etc.) podem aproveitar a tração do canal online para chegar a eles.

Neste sentido, ferramentas como as redes sociais e os blogs são grandes aliados para se conectar com esses usuários que se movimentam como um peixe na água, na Internet, que estão acostumados com a rapidez no atendimento ao cliente e que se sentem atraídos pelo sentimento de pertença a uma comunidade.

De acordo com um recente estudo do IAB Portugal, o tempo que ocupam em redes sociais diariamente em média, os espanhóis está acima dos 50 minutos, sendo os mais jovens os encarregados de subir a média. Com relação às redes mais usadas, Facebook e Instagram continuam a ser as redes sociais preferidas dos millennials. Por isso, realizar ações de marketing por meio desses canais pode ajudar a ganhar leitores e seguidores, que finalmente se acabem se tornando clientes.

Mas esta não é a única via possível para chegar a esse perfil de consumidor, mas que outras opções mais voltadas diretamente para a venda, como oferecer a possibilidade de comprar plantas on-line com a comodidade da entrega em domicílio implica, também podem ser capazes de atrair os componentes da geração Y.

Em suma, os millennials constituem, simultaneamente, uma oportunidade e um desafio para as empresas varejistas do setor verde, que se conseguem entrar em seus sapatos e conquistarles, serão capazes de atrair e reter melhor a esses clientes potenciais, oferecendo-lhes produtos e serviços à sua medida.